12 de Agosto

12 de Agosto: Dia de Luta contra a Violência no Campo e de Margarida Alves

As mulheres camponesas marcam sua data, 12 de agosto,  para denunciar a violência no Campo e a luta por Reforma Agrária.

Em 12 de agosto de 1983, ocorreu o assassinato de Margarida Alves, dirigente sindical e primeira mulher a ocupar a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela, defensora intransigente dos direitos humanos e sociais, foi assassinada por fazendeiros como uma tentativa de abafar as denúncias de abusos e desrespeito aos direitos dos trabalhadores nas usinas da região, feitas pela sindicalista.

Por isso, essa data tem papel central para as mulheres trabalhadoras do campo que realizam nesse ano  edição de número 7 da Marcha das Margaridas com o lema: Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver! Esse evento que pretende reunir mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta e das águas para manifestações no centro do poder do país, em Brasília, rememorará as lutas das trabalhadoras do campo.

A Marcha das Margaridas é uma mobilização de mulheres trabalhadoras rurais, das florestas e da cidade, coordenada pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. A Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag) e suas 27 federações (Fetags), além da rede de mais de 4.000 sindicatos integram a organização do movimento.

Toda nossa homenagem às lutadoras do campo que nesse ano serão recebidas pelo Presidente Lula e seus Ministérios, onde apresentarão suas pautas e se somaram à luta por um país sem violência, com justiça social e na construção de um projeto de nação.

Viva Margarida Alves!

Viva as Mulheres Brasileiras!

Viva a todas as Margaridas que constroem a riqueza de nosso país!