Feliz dia dos Pais

Nessa data que considero especial pelo significado que ela representa trago meu abraço aos pais. Entendo, que essa data se constitui como um momento de encontro, de memória e de reflexão acerca da importância da figura paterna. No entanto, meu reconhecimento se volta para aquele pai que se importa todos os dias com suas crianças. Que assume verdadeiramente sua função no processo de cuidado, sendo solidário, companheiro e dividindo as tarefas da casa e na educação dos filhos.


Há mais de 5 milhões e meio de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. Não poderia deixar de evidenciar sobre as mulheres que assumem o cuidado solo no Brasil, um país marcado pela cultura machista e patriarcal. Cerca de 44% de mulheres chefiam famílias e arcam sozinhas o cuidado das filhas e filhos. Seja por motivo de divórcio, viuvez, adoção, escolha ou abandono, as mães solo  se desdobram para conciliar trabalho, educação, cuidados com as crianças até a fase adulta, responsabilidades financeiras e demais aspectos de sua vida social. (IBGE)

Quando falamos das mães que cuidam de seus filhos e filhas com deficiência  as dificuldades enfrentadas ainda é muito maior pela sobrecarga de trabalho e emocional. 

Por isso, nessa data especial e em todos os dias a luta deve ser por politicas públicas, pela articulação de ações em redes de apoio, pela efetivação de creches e escolas em tempo integral, e, principalmente, a divisão igualitária de tarefas de cuidado. 

Na foto Diego com Leonardo e Vicente, em 2020. Feliz dia dos pais, vc é um pai incrível para os meninos.